Futebol

Brasileirão de Aspirantes terá 16 participantes e apenas dois clubes cariocas

Botafogo é o único time do Rio a participar do torneio Sub-23

Última edição do Brasileirão Sub-23 foi vencida pelo Grêmio, em 2021
Última edição do Brasileirão Sub-23 foi vencida pelo Grêmio, em 2021 |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

Previsto para começar em maio, o Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2022 repetirá a fórmula da temporada anterior e contará com 16 equipes divididas em dois grupos de oito na fase classificatória. Do Rio de Janeiro, apenas Botafogo e Fluminense participam do torneio Sub-23.

Esta será a sexta edição da competição, criada em 2017 pela Confederação Brasileira de Futebol visando dar rodagem a atletas que encerram o cliclo de categorias de base aos 20 anos. Internacional (2), Grêmio, São Paulo e Ceará são os campeões até agora.

Segundo o jornalista Thiago Franklin, os participantes desta edição já estão confirmados. São eles Botafogo, Fluminense, Cuiabá, Fortaleza, Juventude, Red Bull Bragantino, Criciúma, CSA, Grêmio, Náutico, Ponte Preta, Sport, Vila Nova, Brasil de Pelotas, Paysandu e Paraná.

Os convites são feitos de acordo com o Ranking Nacional de Clubes. Ainda assim, são vários os times que recusam a participação no torneio. A prova disso é que o Paysandu, time com pior classificação entre os participantes, ocupa apenas o 40º lugar no RNC. 

Obsessão de John Textor

Um dos primeiros temas abordados pelo novo investidor do Botafogo, o americano John Textor, foi a criação de um "Time B" - algo semelhante ao que já é comum no futebol europeu. Desde então, o Botafogo vem fazendo diversas contratações para a montagem da nova equipe.

A intenção é complementar a formação destes atletas e também ter uma base de jogadores onde o técnico Luís Castro possa buscar reposição para possíveis desfalques na equipe principal. Após a polêmica de arbitragem na semifinal do Cariocão diante do Flu, Textor chegou a dizer que disputaria o torneio com o Sub-23 a partir de 2023.

Foram, ao todo, 14 reforços para o Time B. São eles Amaral (meia, Jacuipense), Bruno Leite (meia, Athletico-PR), Daniel Cruz (atacante, AthleticoPR), Darius Lewis (extremo, Eagle Holdings), Douglas (lateral-esquerdo, Resende), Jeffinho (atacante, Resende), JP Galvão (lateral-esquerdo, Vasco), Leandro (goleiro), Marcelo (meia), Maykon Douglas (volante, Atlético-GO), Paulo Miranda (zagueiro, Red Bull), Vítor (lateral-direito), Wagner (atacante, Red Bull) e Wallison (lateral-direito, Red Bull), todos por empréstimo ou livres no mercado.

< Incêndio atinge galpão e preocupa moradores no Rio Operação conjunta termina com preso e drogas apreendidas em SG <